Home / Serviços / Defesa Civil de Rio Claro dá início à Operação Verão 2017-2018

Defesa Civil de Rio Claro dá início à Operação Verão 2017-2018

Divulgação

A Operação Verão 2017-2018 está em andamento no município de Rio Claro. O trabalho intensificado de monitoramento foi deflagrado dia primeiro de dezembro e será realizado até 31 de março pela prefeitura por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana. Esse é o período em que geralmente as chuvas são mais intensas e podem gerar problemas. “Nossa equipe está preparada para atender e orientar a população em emergências 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo fone 199”, comenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.

A Operação Verão é realizada em todo o estado de São Paulo. Além da ampliação do monitoramento meteorológico, as defesas civis também reforçam vistorias em áreas de risco com o objetivo de minimizar o efeito de eventos como deslizamentos e inundações.

O diretor da Defesa Civil de Rio Claro também informa que desde a segunda quinzena de novembro o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres está cadastrando os interessados em receber gratuitamente pelo celular mensagens de texto via SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre as condições climáticas. Basta enviar torpedo para 40199 com número de CEP. As pessoas podem cadastrar quantos celulares e CEPs desejarem. Esse serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e chegou ao estado de São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

De acordo com Wagner Araújo, a população pode colaborar para que problemas gerados por alguns eventos naturais sejam minimizados. Ajudar a manter a cidade limpa é um jeito de ajudar. “Lixo nas ruas e terrenos acabam indo para as bocas de lobo, obstruindo a rede de captação de águas pluviais”, comenta, reforçando a orientação para que as pessoas façam o descarte correto de resíduos. É fundamental colocar o lixo domiciliar para ser recolhido no dia e horário da coleta, na calçada em frente à própria residência.

Outra dica é usar os demais serviços oferecidos pelo município para dar destinação correta a lixo e entulho. Além da coleta em todos os bairros, Rio Claro possui seis ecopontos e serviços como a coleta seletiva e a operação cata bagulho, na qual caminhão da prefeitura passa mensalmente nos bairros recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis. Os calendários da coleta seletiva e do cata bagulho estão disponíveis no site www.rioclaro.sp.gov.br.

A população pode receber, através de SMS, alertas de desastres naturais e condições do clima

Sobre Redação

Redação

Veja também

Quarta-feira: saiba quais são as vagas dispostas pelo PAT Rio Claro

Divulgação Internauta do portal Gazeta Rio Claro, conheça as vagas de emprego oferecidas pelo PAT, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *