Home / Meio Ambiente / Devo castrar meu animal de estimação ?

Devo castrar meu animal de estimação ?

O que é castração?

Castração é um método cirúrgico que impede a procriação e o cio dos animais, esse procedimento deve ser realizado somente por um médico veterinário, sempre com anestesia geral, então o animal não sente qualquer tipo de dor e sua recuperação é muito rápida.

Quais são as vantagens da castração?

A principal vantagem da castração é o controle populacional dos animais, previne a reprodução indiscriminada e consequente sobreprodução de cães e gatos.

Nas fêmeas elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero, previne a piometra, um processo inflamatório do útero que, se não tratado a tempo, poderá conduzir a morte do animal, a castração também evita pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas, além de ser praticamente nulo o desenvolvimento de tumores mamários.

Nos machos contribui para diminuição de comportamentos agressivos para com outros machos e as brigas por fêmeas.

O Ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir, diminui também a ansiedade e o hábito fugir ou de montar em outros animais ou pessoas ou até na mobília, poupa os animais algumas reações instintivas relacionadas com o sistema reprodutor, e por exemplo os machos ficam mais tranquilos, a castração evita doenças nos machos como, tumores testiculares, hérnias perianales, tumores de glândulas perianales, tumores e quistes prostáticos, entre outras.

Muitos mitos dizem que a castração muda a personalidade do animal, mas isso não é verdade os animais ainda continuam com seus comportamentos territorialistas, pode continuar agressivo em caso de medo, isto é não interfere no seu instinto de guarda.

Podemos dizer que a castração só trás benefícios e  diminui o risco dos animais contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por dentadas no caso de brigas, diminuindo as fugas dos animais e diminui os riscos de acidentes.

Será que castrando os animais estamos indo contra a natureza deles?
A resposta é não. Na verdade estamos protegendo os animais, pois muitos casos de atrocidades e maus-tratos aos animais acontecem pelo fato dos animais não serem castrados, como por exemplo: ninhadas serem abandonadas em estradas ou até mesmo serem atiradas em rios, ser mortas em sacos de lixo ou trituradas em caminhões de lixos.

Já ouvi coisa desse tipo, Mas não castramos os seres humanos?
Ainda podemos considerar que o homem pode ser reproduzir mas ele tem uma escolha pelo fato de ser um ser consciente, um exemplo são os métodos anticonceptivos que são utilizados por humanos. Como os animais são seres sencientes e não conscientes, nós temos a obrigação de ajudá-los.

Outra pergunta que sempre aparece, iremos privar os animais de ter uma vida sexual?

Não, pois os animais não são iguais aos homens sendo assim eles não vivem a sexualidade como os humanos, para os animais o sexo é apenas um processo físico da reprodução como comer e beber, a diferença está em que comer e beber é necessário para a sobrevivência do animal, mas o sexo não. Uma grande prova disso é que a fêmea somente aceita o macho em um período de cio, ou seja, quando seu corpo apresenta necessidade hormonal, fora deste período ela rejeita o macho, muitas vezes até de forma agressiva, mostrando claramente que não há a questão de prazer associado ao sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal.

Temos que ficar com dó de operar o bichinho de estimação ?

Não, por mais que nós amamos os animais não podemos de forma alguma humanizá-los. Temos que pensar somente na saúde deles, como já visto os benefícios são muitos.

O Animal engorda após a castração ?

O animal só engorda se tiver uma alimentação inadequada, coisa que iremos ver mais para frente neste livro.

O animal muda seu caráter?

A resposta também é não a castração só muda seus comportamentos hormonais.

Uma fêmea deve ter pelo menos uma ninhada antes de castrar?

Essa é uma idéia falsa, pois a reprodução se dá somente por um processo químico e hormonal.

Os médicos veterinário sugerem a castração somente para ganhar dinheiro?

Não, temos que considerar que os médicos veterinários são profissionais que tem como principal atribuição zelar pelo bem-estar dos animais.

Castração é somente para animais sem raça definida, famosos vira-lata?

Segundo estatísticas, um a cada quatro animais que se encontram abandonados uma é de raça pura, isso acontece por vários motivos, sendo um desses motivos  a compra por impulso, a pessoa vê o filhotinho lindo e pequeno e acaba se esquecendo que ele irá crescer, terá gastos diários com ele e quando se farta dele por não querer mais gastar dinheiro acaba abandonando esse animal.  

Sendo assim esse o primeiro Segredo para que seu animalzinho de estimação tenha uma vida saudável e longa.

Quem nunca ouviu ou leu a frase “QUEM AMA, CASTRA”, essa é uma frase que circula em redes sociais, normalmente promovida por pessoas ligadas a causa animal ou por simpatizantes.  

Essa é uma frase  resume todo conteúdo que foi exposto neste capítulo, agora que você entendeu a grande importância sobre a castração, não perca mais tempo, agende a castração de seu pet com seu veterinário de confiança, pois quem AMA, CASTRA.

Sobre admin

admin

Veja também

Cachorros em apartamento: saiba tudo sobre seus direitos e deveres

Cachorros em apartamento: saiba tudo sobre seus direitos e deveres Cachorros podem ou não viver …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *