Numeros que assustam…

Em 14 de abril de 2020, o ex ministro da saúde Henrique Mandetta, informou em seu pronunciamento que pesquisas apontavam que os dados poderiam ser de 12 a 15 vezes maior do que apresentado pelo ministério da saúde, que a baixa por testes rápidos eram a principal causa dessa notificação.

 

Dois grupos de projeção chegaram as mesmas convicções, a iniciativa independente que tem como cientistas e estudantes de várias universidades, mostrou que o país teve 313 mil casos, 15 vezes mais do que 20.727 oficias. Logo o Núcleo de Operações e Inteligência em saúde (NOIS). Formado por cientistas da PUC-RJ, Fiocruz e Instituto D’or, estimam que os números chegaram a 235 mil casos e aproximadamente 12 vezes mais que os 19.638 casos reportados pelo governo.

 “Fazemos uma estimativa com base no número de óbitos porque é um dado em que se tende a determinar a causa com mais precisão”, explica Rodrigo Gaete, doutor em ciências e enfermagem pela USP Ribeirão Preto e pesquisador responsável pela modelagem…. Apesar de que a curva de casos no brasil, vem crescendo moderadamente em relação aos demais países…

Em 4 e maio de 2020, foi registrado que o número seria 14 vezes mais, chegando a 1,6 milhão de infectados por corona vírus no brasil, sendo que o ministério da saúde registrava 108 mil casos confirmados, e 32 mil só aqui no estado de são paulo…

“É sabido que existe uma grande subnotificação de casos no Brasil todo, porque só estão sendo testados os casos graves, de quem vai para os hospitais. Mas de quanto é essa distorção da realidade? ”, diz Domingos Alves, integrante do grupo Covid-19 Brasil, formado por cientistas de mais de dez universidades brasileiras.

Ele ainda diz que o ideal seria a testagem em massa, porem como não tem teste rápidos disponíveis para todos, essas medidas poderiam servir como base como gerenciamento de medidas de confinamento…

 

Hoje o brasil é o sexto pais em maior número de mortes pelo covid 19, com 9.897 óbitos registrados oficialmente. A uma lacuna entre aberta podendo colocar-nos como o verdadeiro epicentro desta doença, enquanto houver números por debaixo das mesas…

 

Ceará Nordeste Brasil
Nº de Casos 17 587 52 700 162 699
Nº de Óbitos 1 168 3 167 11 123

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.