Home / Entretenimento / Livro “Memórias de Midiel” será lançado no Casarão da Cultura

Livro “Memórias de Midiel” será lançado no Casarão da Cultura

Divulgação

A história de Rio Claro sendo contada sob o ponto de vista de um cidadão apaixonado pela cidade. Essa é a premissa do livro “Memórias de Midiel – Histórias e Casos de Rio Claro e sua Gente” com textos escritos por Midiel Christofoletti, que será lançado no sábado, dia 02 de setembro, às 20h00, no Casarão da Cultura que fica no cruzamento da Avenida 3 com a Rua 7, Centro. A atividade conta com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do vereador Val Demarchi.

“O livro é uma compilação dos melhores textos publicados nos jornais de Rio Claro por Midi, como era carinhosamente chamado o autor”, comenta a secretária de Cultura, Daniela Ferraz. A seleção de textos foi feita pela família do autor que foi colaborador de vários veículos de imprensa na cidade.

Escrito em uma linguagem fácil e acessível, o livro não restringe faixa etária e pode ser lido por crianças e adultos. “Pessoas de todas as idades serão convidadas a relembrar a história de nossa Cidade Azul através da linguagem acessível, muitas vezes cômica e particular do autor”, informa Fátima Christofoletti dos Santos, filha de Midi.

De acordo com ela, os textos foram selecionados entre 1.400 crônicas, trabalho realizado durante seis anos. A editora responsável pela publicação fez a seleção final dos textos que interligam fatos históricos da cidade. Escolas, igrejas e floresta estadual são alguns dos temas tratados na obra que tem como objetivo aguçar a memória dos saudosistas e também perpetuar a história da cidade, permitindo que novas gerações tenham acesso ao rico acervo de informações que o autor detinha.

“Todavia, em 1830 Rio Claro já tinha dois mil habitantes, construíra-se uma igreja e o lugar fora elevado a paróquia…”, diz um dos trechos do livro que ainda conta que “A história de formação do Jardim Público teve início a partir da construção de uma igreja num dos terrenos centrais da cidade (local onde hoje está o Lago do Índio) entre os anos de 1857 e 1869”.

“A publicação do livro era um sonho antigo do meu pai que faleceu em 2008”, declara Fátima lembrando que o projeto foi viabilizado através do empenho de várias pessoas. Neste ano Midi completaria 90 anos.

“Memórias de Midiel – Histórias e Casos de Rio Claro e sua Gente”, com textos escritos por Midiel Christofoletti, será lançado no sábado, dia 02 de setembro, às 20h00, no Casarão da Cultura

 

 

Sobre Redação

Redação

Veja também

Feira do Produtor tem programação especial para as crianças nesta terça-feira

Divulgação A Feira do Produtor Rural de Rio Claro tem programação especial nessa terça-feira (10). Para celebrar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *