Home / Meio Ambiente / Rio Claro inaugura Centro de Educação Ambiental na Feena

Rio Claro inaugura Centro de Educação Ambiental na Feena

Divulgação

Rio Claro tem um novo pólo para a educação voltada ao meio ambiente.  O Centro de Educação Ambiental “Sala Verde” foi inaugurado nesta terça-feira (28) na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

Instalada no prédio do departamento municipal de Manejo Florestal, vinculado à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Sala Verde é um projeto do Ministério do Meio Ambiente para o incentivo às ações e programas educacionais. Em Rio Claro, a Sala Verde tem apoio da Ambientelix Serviços Ambientais Ltda.

A Sala Verde inclui biblioteca, jogos e materiais didáticos fornecidos pelo governo federal para os alunos e visitantes. “Essa iniciativa traz conhecimento e estimula o respeito à natureza”, comenta o prefeito Juninho da Padaria. “É importante que a Sala Verde esteja instalada na Floresta Navarro de Andrade, que é um lugar privilegiado que nós temos e queremos que faça parte do cotidiano dos rio-clarenses”, acrescenta.

Na inauguração, alunos de oito e nove anos do terceiro ano de Ensino Fundamental da escola municipal Dante Egreggio fizeram caminhada pela Feena e visitaram a Sala Verde. Também participaram de conversa sobre questões do meio ambiente e ouviram histórias sobre a Feena, além de terem recebido uma revista em quadrinhos educativa da Turma da Mônica, que trata de questões ambientais.

“A principal finalidade é trazer as crianças para aprenderem na prática, dentro da Feena, sobre meio ambiente, mesclando a parte educacional com a cultural e o lazer”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Antonio Penteado.

O projeto de lei que trouxe a iniciativa federal a Rio Claro é do vereador Seron e, após um semestre de atividades, os alunos recebem certificado de Agentes Ambientais chancelado pelo Ministério do Meio Ambiente. “A Floresta é muito bonita e aprendi que temos que cuidar desse e de outros lugares assim para que a gente tenha um futuro melhor”, diz a aluna Flávia Evangelista, de nove anos.

Participaram da inauguração da Sala Verde os vereadores Julio Lopes e Val Demarchi, o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima; o gestor da Feena, Renato Santos; o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer; e representantes do Grupo de Escoteiros Santa Cruz.

As escolas do Ensino Fundamental da cidade interessadas em agendar visitas à Sala Verde devem ligar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, telefone 3522-1997, das 08h00 às 17h00.

A implantação da Sala Verde em Rio Claro também é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura no “Programa Município Verde Azul”, no qual o governo estadual premia as cidades melhores ranqueadas pelos investimentos feitos no meio ambiente.

A Sala Verde dispõe de biblioteca, jogos e materiais didáticos para estudantes do Ensino Fundamental

 

Sobre Redação

Redação

Veja também

Seis Dicas Para Manter Seu Cão Aquecido

Vamos aprender seis maneiras de proteger seu cão nos dias de baixa temperatura. Alguns caninos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *