Home / Saúde / Rio Claro realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde nesse sábado

Rio Claro realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde nesse sábado

Divulgação

Com o tema “Responsabilidade do Controle Social no SUS”, a prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizam neste sábado, 02 de dezembro, a 13ª edição da Conferência Municipal de Saúde. Todos podem participar do evento, que terá início às 08h00, no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), que fica na Rua 6, 3265, no Alto do Santana.

Durante todo o mês de outubro e novembro foram realizadas pré-conferências com a participação de representantes da pasta e do Conselho de Saúde, bem como usuários e pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro. As reuniões embasam as discussões sobre assuntos relacionados ao tema central, para serem debatidos pelos grupos durante a conferência municipal. As pré-conferências tiveram três eixos principais: “Entendendo melhor o controle social”, “Fortalecimento da participação social” e “A população como protagonista no SUS”.

“Rio Claro passa por avanços e transformações na área de Saúde. Investimentos prioritários tem sido feitos e mudanças significativas no acolhimento e atendimento à população já podem ser constatados. Por isso, é importante que todos participam da conferência, para mais ideias e propostas que visem melhorar ainda mais o setor em nossa cidade e região”, comenta o secretário municipal de Saúde Djair Claudio Francisco.

Propostas e reivindicações votadas durante a conferência municipal podem ser aceitas e incorporadas ao SUS em todo o País. “Por isso a participação da população é essencial, pois é a sociedade quem faz o SUS e dele usufrui. Quanto maior a participação, mais ideias e mais força para as propostas”, afirma José Domingos Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

É garantido aos cidadãos a participação social no Sistema Único de Saúde pela Lei nº8142/90, para fins de controle social. A participação da população dá-se de duas formas – nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde.

O Conselho de Saúde é responsável por definir as diretrizes norteadoras para elaboração do Plano de Saúde, aprovar ou reprovar o Plano de Saúde e o Relatório de Gestão, e formular, propor e fiscalizar a execução das políticas públicas de saúde, além de consubstanciar a participação organizada da sociedade na administração da saúde, entre outras atribuições.

Todos podem participar do evento, que terá início às 08h00, no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), que fica na Rua 6, 3265, no Alto do Santana

 

Sobre Redação

Redação

Veja também

Cachorros em apartamento: saiba tudo sobre seus direitos e deveres

Cachorros em apartamento: saiba tudo sobre seus direitos e deveres Cachorros podem ou não viver …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *